O projeto Circulação Gráfica, contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAc) em 2011. Através dele promovemos o encontro de gravadores de varias regiões do Brasil e de fora, propiciando a valorização e a troca de saberes.
Numa jornada de 20 dias envolvendo dois artistas convidados vindos do Ceará, cidade do Cariri, e mais de 50 artistas locais das cidades de São José dos Campos, no atelier De Etser; em Santos, no Estúdio Valongo e em São Paulo, nos ateliers Piratininga, Museu Lasar Segall, Casa da Oração (projeto Extramuros da Pinacoteca do Estado de SP), Escola de Comunicação e Artes (ECA- USP), Espaço Atelier e Oficina Cultural Oswald de Andrade; desenvolveram-se oficinas, mostras e conversas abertas ao público.
Buscando potencializar o intercambio, exposição de imagens e a aproximação entre artistas destas quatro cidades, foram apresentados nos encontros trabalhos de váriso artistas, incluindo do mexicano Irving Herrera.
Como resultado destes encontros apresentamos uma gravura de cada artista participante realizadas em umburana que foram expostas na Galeria Gravura Brasileira no período de Setembro à Outubro de 2011.
O projeto Circulação Gráfica inaugurou uma plataforma de comunicação entre artistas e interessados em gravura, que foi desenvolvido para que se criem novas propostas de produção em rede e que se consolide a comunicação entre gravadores de São Paulo e outras cidades e estados do Brasil e de outros países.
O sítio http://circulagrafica.wordpress.com/ funciona como revista de alimentação permanente e coletiva, estão todos convidados a conhecer e participar.
Maura de Andrade e Yili Rojas
circula.grafica@googlemail.com