Imagem e Haicai

Meus trabalhos apresentados foram:

luz-de-outono

Maura de Andrade
” Luz de Outono”
Desenho a nanquim: bico de pena e aguada
2015
29cm x 40cm
Haicai

luz de outono

pouso de ave no campo

o coração cintila

Beatriz H. Ramos Amaral

voo-da-gaiola
Maura de Andrade
“Voo da Gaiola”
Desenho a nanquim: bico de pena e aguada
2015
17cm x 25cm
Haicai

homem:

veja os pássaros

não os assuste.

Kobayashi Issa

 

A união entre poesia e imagem é o tema de uma exposição que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo. A mostra reúne pinturas, gravuras, vídeos e instalações de 60 artistas plásticos que tiveram o desafio de criar obras a partir de sentimentos provocados por haicais, que são poemas curtos de origem japonesa.

Os poemas que serviram como ponto de partida para a criação dos artistas plásticos são de autores japoneses, brasileiros e latino-americanos. Entre os selecionados estão trabalhos de Guimarães Rosa, Millôr Fernandes, Paulo Leminski, Jorge Luiz Borges e Garcia Lorca, entre outros.

“Eu sou fascinada pela ligação entre imagem e palavra. Nas obras, os artistas exprimem as sensações e sentimentos a partir da leitura dos haicais. E quem visita a exposição não vê apenas a poesia e a criação feita a partir dela, mas também pode imaginar outras coisas”, explica Altina Felício, artista plástica e idealizadora do projeto, que contou com a ajuda do curador Carlos Roberto Bueno para selecionar os poemas.

Serão realizadas também oficinas gratuitas de Haicai e Aquarela, em que os participantes vão aprender a elaborar os haicais e, depois,  podem criar aquarelas a partir do poema. No total, cada oficina terá 40 vagas. Mais informações para inscrições pelo telefone (11) 3823-4780 ou no site do  Memorial (http://www.memorial.org.br/).

A exposição Imagem & Haicai acontece na biblioteca do Memorial da América Latina, na Barra Funda, até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado até as 15h. A entrada é grátis.


%d blogueiros gostam disto: