Meus trabalhos apresentados foram:
luz de outono
pouso de ave no campo
o coração cintila
Beatriz H. Ramos Amaral

homem:
veja os pássaros
não os assuste.
Kobayashi Issa
A união entre poesia e imagem é o tema de uma exposição que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo. A mostra reúne pinturas, gravuras, vídeos e instalações de 60 artistas plásticos que tiveram o desafio de criar obras a partir de sentimentos provocados por haicais, que são poemas curtos de origem japonesa.
Os poemas que serviram como ponto de partida para a criação dos artistas plásticos são de autores japoneses, brasileiros e latino-americanos. Entre os selecionados estão trabalhos de Guimarães Rosa, Millôr Fernandes, Paulo Leminski, Jorge Luiz Borges e Garcia Lorca, entre outros.
“Eu sou fascinada pela ligação entre imagem e palavra. Nas obras, os artistas exprimem as sensações e sentimentos a partir da leitura dos haicais. E quem visita a exposição não vê apenas a poesia e a criação feita a partir dela, mas também pode imaginar outras coisas”, explica Altina Felício, artista plástica e idealizadora do projeto, que contou com a ajuda do curador Carlos Roberto Bueno para selecionar os poemas.
Serão realizadas também oficinas gratuitas de Haicai e Aquarela, em que os participantes vão aprender a elaborar os haicais e, depois, podem criar aquarelas a partir do poema. No total, cada oficina terá 40 vagas. Mais informações para inscrições pelo telefone (11) 3823-4780 ou no site do Memorial (http://www.memorial.org.br/).
A exposição Imagem & Haicai acontece na biblioteca do Memorial da América Latina, na Barra Funda, até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado até as 15h. A entrada é grátis.