Livro Tenso

Exposição e doação do LIVRO TENSO à Biblioteca Alceu de Amoroso Lima – SP

Conversa com 

Conrado Ramos (psicanalista, doutor pelo IPUSP e pós-doutor pela PUC-SP) e

Stélio Neto (psicanalista e mestrando pela FFLCH)

Sábado dia 11 de julho de 13hs às 17hs

Biblioteca Alceu de Amoroso Lima – Rua Henrique Schaumann 777  – Pinheiros – São Paulo.

 

Presença e Ausência –  página 30

livro-tenso-gravuras

MAURA DE ANDRADE

Sem título – Água tinta, xilogravura, relevo seco 2014 –

9,5 cm x 14,5 cm e 42,5 x 29,5 cm

LIVRO TENSO está disponível digital e gratuitamente no link:

https://drive.google.com/open?id=0B7H4BplPILXDRW51M1VKYng3VDQ&authuser=0

 

 

TEXTOS, POESIAS E IMAGENS 
SOBRE AS TENSÕES DO HUMANO

Glaucia Nagem
Gustavo Salvatore e Flavio Bassani

Livro Tenso faz parte das conversas no Ateliê 702. São reflexões em que a produção gráfica de artistas convidados dialoga com profissionais de diversas áreas.

As tensões do humano — este foi o tema escolhido e proposto para que 27 artistas gravadores resolvessem em duas folhas em livros de 59 x 73 cm presos e expostos nas paredes, como “quadros paginados”. A exploração visual dessas tensões gerou as  54 gravuras presentes neste livro digital. Os cinco livros físicos serão doados para uma  biblioteca pública (ainda em pesquisa).

Foram cinco livros físicos (em papel) que exploraram as seguintes tensões:

Amor-Ódio, Som- Silêncio, Luz-Escuridão, Presença-Ausência, Vida-Morte. Seis profissionais das áreas da História, Psicologia, Filosofia, Linguística, Psicanálise e Arte participaram de conversas sobre a questão das tensões do humano em suas áreas específicas, tendo a exposição para comentar e exemplificar. Com isso, a exposição promoveu uma discussão sobre o tema, sendo a técnica da gravura o suporte para as conversas durante o SP-Estampa, edição de 2014.

O Projeto Livro Tenso dá continuidade à associação “exposição — conversas do
Ateliê 702”, que se iniciou no ano de 2013 durante a edição do SP-Estampa com o projeto Múltiplo Singular. Ao término desse primeiro projeto, surgiu a ideia de publicar a transcrição das conversas dos convidados junto com as imagens. Assim, com a colaboração de Flavio Bassani, que fotografou e editou digitalmente as imagens dos artistas participantes e textos dos colegas “conversadores”, fica aberto ao público o resultado do projeto Livro Tenso. A associação de artistas interessados em pensar a arte e pensadores interessados na arte do pensar fez acontecer este projeto.

imagens de:

Altina Felício, Andrea Tavares, Antonio Goper, Arluce Gurjão, Beth Lima Caio Caruso, Carolina Lopes, Danielle Noronha, Elisete Alvarenga, Flávio Bassani, Glaucia Nagem, Gustavo Salvatore, Kamila Vasques, Karla Ruoco, Luciano Ogura, Lu Zeferino, Marco Oliva, Maria Pinto, Marina de Falco, Mario Morri, Marisa Hypólito, Maura de Andrade, Mayrício Piza, Norma Mobilon, Paulo Pena, Roberto Flores e Sérgio Kal

 
textos de:

Lucilia Maria Abrahão de Souza e Conrado Ramos

 


%d blogueiros gostam disto: