Maura de Andrade

e-mail: mauradeandrade@gmail.com

 Formação

Mestre em Poéticas Visuais, Escola de Comunicação e Artes – USP – 2013.

Bacharel em Pintura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 1989.

Prêmio

5° Bienal de Gravura de Santo André – Premio Aquisição – 2010

http://www2.santoandre.sp.gov.br/news/4048/34

Obras em Acervos

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Brasil)

Biblioteca Mario de Andrade – São Paulo (Brasil)

Centro Cultural Vergueiro – São Paulo (Brasil)

Instituto Martius- Staden – Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro- Alemão

Castiglione Museum e  no Dedalo Art Center – Itália

Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão ( Brasil)

Museu do Estado de Pernambuco – MEPE (Brasil)

Museu Nomade  del Grabado – (Argentina)

Museum Center in Acqui Term (Itália)

Pinacoteca Aldo Locatelli – Porto Alegre (Brasil)

Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo (Brasil)

Prefeitura de Santo André – SP (Brasil)

Universidade Estadual do Estado de São Paulo – UNESP (Brasil)

Universidade de São Paulo – USP – (Brasil)

Universidad Autónoma de Nuevo León Monterrei (Mexico)

Em coleções particulares no Brasil, Holanda, México, Argentina, Alemanha.

PROJETOS

Realização com o apoio do governo.

Lugares da Memoria – Premio ProAc – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – Maura de Andrade e Teodoro Vieira – desenvolvido entre os meses de Janeiro a Outubro de 2016, concluído com a publicação do livro e abertura de exposições de gravura, nas cidades de São Vicente, Santo André entre o meses de agosto a outubro.

É um projeto de vivência e imersão artística, projetando histórias regadas à cumplicidade, afetividade, em busca de significados e a quem se pertence. Apresenta o convívio e a troca de experiências, registrando os relatos da comunidade, o fruto de sua memória coletiva produzida sobre o lugar em que vivem.

Explorando mais de uma linguagem artística, o projeto apresenta múltiplos olhares sobre a interação entre pessoas, suas memórias e as transformações ocorridas no espaço através do qual criaram identidade, fazendo com que o passado e o presente se fundam diante desta multiplicidade.

http://www.lugaresdamemoria.blog.br/

Mapas de Influências – Premio Funarte – Poéticas Visuais – 8ª edição – Maura de Andrade e Maria Pinto – Desenvolvido no primeiro semestre de 2012, concluído com a exposição de Arte Postal na Oficina Cultural Oswald de Andrade – SP.

O projeto propôs a ateliês e artistas das cidades de Recife e seu entorno, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo a produzirem e doarem oito cópias de uma gravura em tamanho A4. O conjunto de gravuras com 176 gravuras foram expostas na Oficina Cultural Oswald de Andrade e depois acondicionadas em caixas. Cada cidade recebeu duas caixas que foram doadas às instituições públicas com intuito de pesquisa e conservação. Estas foram: Recife: ateliê Oficina do Tempo e Biblioteca da Universidade Federal de Pernambuco; Rio de Janeiro: Ateliê de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes de Ofício e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro; Porto Alegre: Museu do Trabalho e Pinacoteca Aldo Locatelli; São Paulo: Ateliê Ponto Gráfico e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Como encerramento do projeto foi realizado uma exposição internacional, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, de Arte Postal, apresentando as Influências na linguagem gráfica atualmente.

http://mapasdeinfluencias.wordpress.com/

 

Conversa Gráfica – Premio ProAc 22 –Maura de Andrade e Maria Pinto  – desenvolvido no primeiro semestre de 2012, concluído e exposto de Maio à Junho de 2011 no Museu Florestal Octavio Vecchi.

Neste projeto foi realizado o registro fotográfico de todas as matrizes desenhadas e que não chegaram a ser gravadas, pelos alunos da escola de Xilografia do Horto Florestal. O resultado deste projeto foi a publicação de um livro contendo o registro de cada matriz com a imagem e suas informações de medidas e inscrições encontradas em cada uma.

http://conversagrafica.wordpress.com/

 

Diálogos – um olhar sobre a escola de xilografia do Horto – Premio ProAc 21 –Maura de Andrade e Maria Pinto  – desenvolvido no primeiro semestre de 2011, concluído e exposto de Julho à Agosto de 2011 no Museu Florestal Octavio Vecchi.

O projeto realizou a impressão de todas as matrizes realizadas pela Escola de Xilografia do Horto Florestal que funcionou na década de 40, compondo três livros em papel artesanal de gravuras originais e um livro com as imagens reproduzidas de toda a coleção e dos trabalhos de 15 artistas que dialogaram, em gravura, com uma imagem realizada pelos alunos da Escola de Xilografia.

http://dialogos-xilogravuras.blogspot.com/

 

Circulação Gráfica – Premio ProAc 21 – Maura de Andrade e Yili Rojas – desenvolvido nos meses de Julho à Setembro de 2011 e exposto na Galeria Gravura Brasileira.

O projeto trouxe dois artistas do Ceará, da cidade do Cariri para São Paulo, com madeiras de Umburana, uma madeira utilizada para o Cordel na região e em risco de extinção. Com o objetivo de proporcionar um fluxo de saberes e estampas, com uma troca de conhecimentos estivemos em 3 cidades, São José dos Campos, Santos e São Paulo apresentando trabalhos de gravuras de vários artistas nacionais e internacionais, apresentando e propondo um trabalho de xilogravura que foi exposto na Galeria Gravura Brasileira. http://circulagrafica.wordpress.com/about/

Caixa Umburana – Premio Funarte –Idealização Yili Rojas – 2010-2011 Coordenação Maura de Andrade – 25 artistas gravaram em uma placa de umburana. Ao todo são 5 caixas com as gravuras de artistas residentes no Brasil: São Paulo, Porto Alegre, Cariri, Fortaleza e México – Oaxaca, Argentina – La Plata, Alemanha – Berlim. http://caixaumburana.wordpress.com/

 Projetos coletivos

Metropolis – Um projeto internacional idealizado pelo artista e curador alemão Andreas Kramer e o apoio do Centro Internaziollane della Grafica de Venezza, reuniram 303 artistas de diversas partes do mundo, entre eles: Austrália, Japão, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Brasil, Russia, Polônia, Hungria, Inglaterra, Reino Unido, França, Espanha, Tunísia, Canadá. Os trabalhos possuem 20cmx20cm, apresentando diferentes técnicas gráficas de estampa que proporcionam uma tiragem, xilogravuras, linoleogravura, litografia, gravura em metal, serigrafia e tipografia. O projeto, desde 2014,  já esteve exposto, na Itália, Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

https://www.flickr.com/photos/109211685@N04/sets/72157648908386772

Rosas do Vento – 2014 – O projeto teve a participação de Cristina Bottallo, Maria Pinto e Maura de Andrade (São Paulo – Brasil), de Julieta Warman ( La Plata -Argentina) e das artistas Marisa Mattos, Nana de Souza, …. ( Brasília – Brasil) que trocaram suas gravuras entre elas fazendo interferências nas que recebiam.

30 fragmentos de poesia – um livro de artista – 2014 . Organizado por Vinícius Almeida onde propôs a 30 artistas convidados que a partir das referências visuais presentes em seu entorno, criasse uma xilogravura, Potencializando a proposta com a apresentando de um trecho do filme coreano Poesia (direção Lee Chang-Dong), que nos fez refletir sobre o ato de ver as coisas de forma poética. O álbum é composto de gravuras realizadas em cedro rosa e impressas em papel hannehmuler

Projeto gravando 12×14 – Cris Rocha e Kika Levy, idealizadoras do Projeto 12×14, que assinam a curadoria das exposições, com diversas técnicas da arte da gravura, com mais de 100 artistas convidados, que doaram gravuras em pequenas dimensões (12x14cm) formando uma importante e representativa coleção da gravura contemporânea brasileira para o acervo do MAC.

2ª edição Projeto Volante2010 – Coordenadores Cleiri Cardoso, Marcelo Heleno, Paula Ordonhes, Sérgio Antunes Kal. O projeto integra a programação do XXIV Festival de Artes do Ateliê Livre de Porto Alegre. A convocatória para envio de volantes é estendida, através de divulgação via internet, aos ateliês de gravura e artistas da cidade de São Paulo, estabelecendo assim, além de um intercâmbio de experiências ente os ateliês e suas práticas, um diálogo entre as produções realizadas pelos artistas que frequentam estes espaços.  Foram reunidos cerca de 3.000 volantes que viajam para Porto Alegre, e somados à produção realizada durante a semana do evento com artistas locais, são distribuídos em ação artística no centro da cidade de Porto Alegre. http://projetovolante.blogspot.com/p/o-projeto.html

Projeto  Correspondance/Correspondência – Canadá / Brasil . Publicação de um álbum com a participação de 17 artistas de Quebec e 16 artistas de São Paulo brasileiros que aceitaram a proposta de dar início a uma imagem, para serem concluídas posteriormente pelo artista do outro país- Tiragem: 80 exemplares – ano 2008- 2010. Realização: Ateliê Aberto de Gravura – Sesc Pompéia- São Paulo com o Centre de diffusion Presse Papier – Trois-Rivières.

XILOTIPO – Impressões – Estampas brasileiras contemporâneas . Publicação realizada no ateliê de artes gráficas do Sesc Pompéia – Junho/2007 a fevereiro 2008 – 800 exemplares. Coordenado por Cleiri Cardoso e a participação dos artistas dos ateliês de gravura do Sesc Pompéia, Gravadores do Espaço ( Brasília), Lasar Segall (SP), Belém do Pará, Ateliê Piratininga,Espaço Coringa, Grupo Farpa ( S. J. dos Campos  e Guarulhos).

Publicação – livro de artista – Auto-Retrato. Realizada pelos artistas do Ateliê Aberto de Gravura do Sesc Pompéia. Impressa em xilogravura, tipografia, carimbo e transfer  – 2008 – tiragem de 36 cópias.

 

 PUBLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO

Revista ArtNexus de julho de 2014 – artigo sobre a exposição “Brazilian Contemporary Printmakers” – Março de 2014 – IPCNY- International Print Center New York

http://www.artnexus.com/Notice_View.aspx?DocumentID=27765

Revista Topicos em Berlim – artigo sobre o Projeto Diálogos- um olhar sobre a escola de xilografia do Horto Florestal. http://www.topicos.de/fileadmin/pdf/2011/4/koehler.pdf

Revista NOLYX 75– Boletín informativo de Xylon Argentina sociedade de grabadores – artigo sobre o Projeto Conversa Gráfica

Revista NOLYX- 74– Boletín informativo de Xylon Argentina sociedade de grabadores Argentina – artigo sobre o Projeto Caixa Umburana.

Revista NOLYX- 74– Boletín informativo de Xylon Argentina sociedade de grabadores Argentina – Grabadores del Mundo – Maura de Andrade

 

PUBLICAÇÕES

Lugares da Memoria

500 exemplares – ano 2016

ISBN 978-85-921802-0-1

Diálogos um olhar sobre a Escola de Xilografia do Horto Florestal

100 exemplares – ano 2011

ISBN 978-85-912656-0-2

Conversa Gráfica

100 exemplares – ano 2012

em fase de inscrição do ISBN

A linha Gravada – Desdobramentos

vol. I e II

8 exemplares

Dois fazem parte da biblioteca de Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade do Estado de SP.

 

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2016 – Lugares da Memoria & Sua Poética Visual – Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Santo André – SP – Brasil

2016 –  Lugares da Memoria, Homenagem aos Guaranis Mbyas- Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – São Vicente – SP – Brasil

2016 – Lugares da Memoria, Registro de uma História – Museu Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa

2013– Percurso de um Desdobramento – Galeria Graphias – São Paulo – Brasil

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2014 a 2016 – Metropolis – international artist book project

  • Centro Internazionale della Grafica , Atelier Aperto di Venezia – Veneza – Itália
  • Venezia Viva Gallery, Palozzo Minelli – Veneza –Itália
  • Kunstfabrik hb55- Berlin – Alemanha
  • Druckwerkstatt im Kulturwerk bbk, Berlin GmgH – Alemanha
  • Salone della Biblioteca dell’ Albergo delle Povere – Palermo
  • Galerie 5 ünf Sinne – Halle – Germany
  • Kulturhaus Milbertshofen- Munich – Germany
  • Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade – São Paulo – SP – Brasil
  • Casa da Xilogravura – Campos do Jordão – Brasil

2016 – Gravura pela Paz – Arte AC / Tecnológico de Monterrey – Monterrey – México .

2014 – Entre dos Territórios – Grabados y Gravuras – Centro Cultural Estación Provincial – La Plata – Argentina

2014 – A poética do haicai e da imagem – Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Santo André – Brasil

2014- Projeto gravando 12×14 – Museu da Gravura Brasileira – Bagé – RS – Brasil

2014 – 30 Fragmentos de poesia – um livro de artista – Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) – São Paulo – Brasil

2014 – 3ª Bienal Internacional Lívio Abramo – Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina – Araraquara – Brasil

2014 – À flor da pele – Museu Paulo Setúbal – Tatuí – Brasil

2014 – HorizoNtes SP – Espaço Cultural Parque Dr. Fernando Costa – São Paulo – Brasil

2014 – Diálogos – um olhar sobre a Escola de Xilografia do Horto – SP – Biblioteca do Instituto Martius-Staden – São Paulo – Brasil

2014 – Mosaico Gráfico, Sedução Impressa, Rosa dos Ventos –  SP Estampa –  Studio Cultural Cristina Bottallo – São Paulo – Brasil

2014- Livraria de artistas – SP Estampa – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – Brasil

2014 – Projeto livro tenso –  SP Estampa – Ateliê 702 – São Paulo – Brasil

2014 – À flor da pele – Casa do Olhar Luiz Sacilotto – Santo André – Brasil

2014 – Exposição “Brazilian Contemporary Printmakers” – IPCNY- International Print Center New York – USA

2013 – Residência │ Ocupação Marta Traba 15/30 – Galeria Marta Traba no Memorial da América Latina – São Paulo – Brasil

2013 – Elementos – Espaço Cultural Parque Dr. Fernando Costa– São Paulo –Brasil

2013 – Caixa Umburana e Circulação Gráfica – Galeria Fernanda Perracini Milani – Jundiaí – São Paulo – Brasil

2013 – Hortus Delineatus sp – ou os vários tempos de um lugar só – Museu Octávio Vecchi – São Paulo – Brasil

2013 – Projeto Múltiplo Singular – Ateliê 702 – SP Estampa – São Paulo- Brasil

2013 – Encontro Xilográfico no Horto Florestal – SP Estampa – Museu Octávio Vecchi – São Paulo – Brasil

2013 – Gravura Latino Americana do Munogra/Museu Nomade del Grabado -Estúdio Cristina Bottallo – SP Estampa – São Paulo – Brasil

2013 – Livraria de Artistas – SP Estampa – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – Brasil

2013 – Lux Lumen – Espaço Cultural Parque Dr. Fernando Costa – SP Estampa – São Paulo – Brasil

2013 – Marcas Gravadas – Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga – DF – Brasília – Brasil

2013 –O Ateliê de Gravura do Sesc Pompéia – Sesc Pompéia – São Paulo – Brasil

2013 – Expressão Tropical – ECKE GALERIE – Augsburg – Alemanha – www.eckegalerie.de

2012 – Projeto 12×14 – Casa de Cultura Mario Quitanda – Porto Alegre – Brasil

2012 a 2013 – Mapas de Influências – Galeria Graphias – São Paulo – Brasil

2013- Vi[r]e[VER Intervenção lambe-lambe – MUBE – Museu Brasileiro da Escultura – SP – Brasil

2012– Mapas de Influências –  Oficina Cultural Altino Bondesan – São José dos Campos – Brasil

2012– Diálogos – um olhar sobre a escola de Xilografia do Horto Florestal – Amart Cultural– Associação dos artistas plásticos de Tatuí –Tatuí – Brasil

2012 – Diálogos – exposição de estampas – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – Brasil

2012 – Mapas de influências – Arte Postal – Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo – Brasil

2012 – Caixa Umburana e Circulação Gráfica – Galeria Parangolé – Espaço Renato Russo – DF – Brasília – Brasil

2012 – Diálogos – um olhar sobre a escola de Xilografia do Horto Florestal – Embaixada Brasileira de Berlim – Alemanha

2012 – Diálogos – um olhar sobre a escola de Xilografia do Horto Florestal – Galeria Polyterama – Jundiaí – Brasil

2012 – Mapas de Influências – Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo – Brasil

2012 – Conversa Gráfica – – Museu Florestal Octávio Vecchi – São Paulo – Brasil

2012 – De onde se vê – SP Estampa – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – Brasil

2012 – 3ª Edição Projeto Volante – Ateliê Presse Papier –  Trois-rivieres, Quebec – Canadá

2012 – Exposição Itinerante “A Arte dos Direitos Humanos” – Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), São Paulo – Brasil – http://www.unesp.br/aci_ses/aartedosdireitoshumanos/obras.php

2012 – Exposição Poética do Traço – Espaço Cultural Parque Dr. Fernando Costa – São Paulo – Brasil – http://www.poeticadotraco.blogspot.com/

2011 a 2012 -31ª Mini Print Internacional de Cadaques – Galería “L’Etangd’Art” – Itália- http://www.miniprint.org/sp/sp.html

2011- Exposição Calacas, demônios y chamucos – Gabinete Gráfico – Oaxaca – México – http://plaztika.com/Calacas-demonios-y-chamucos

2011- Circulação Gráfica – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – Brasil  

2011- berlimxsãopauloxoaxacaxcariri – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – Brasil – http://berlinxsaopauloxoaxacaxcariri.wordpress.com/ 

 2011 – Diálogos – um olhar sobre a escola de xilografia do Horto – Museu Florestal Octávio Vecchi – São Paulo – Brasil – http://dialogos-xilogravuras.blogspot.com/

2011- Encontro da Imagem com a Palavra – Biblioteca Latino Americana Victor Civita – Memorial da América Latina – São Paulo – Brasil

 2011- X BIENNALE INTERNAZIONALE PER L’INCISIONE – ACQUI 2011 – Piazza Italia 9 Acqui Terme – Alessandria – Italia – http://www.acquiprint.it/index.php?lang=en

2011 – 1º Bienal Internacional de Gravura da Cidade de Santos – Pinacoteca Benedicto Calixto – Santos – Brasil –  http://sites.google.com/site/bienaldegravura/

2011- 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino – Centro de Convenções Victor Brecheret – Atibaia – SP – Brasil 

2010 – Longe Daqui, Aqui mesmo – com as publicações do Xilotipo e Auto Retrato –  29°Bienal Internacional de Artes de São Paulo – São Paulo – Brasil – http://www.29bienal.org.br/FBSP/pt/29Bienal/Terreiros/Paginas/Longe-daqui,-aqui-mesmo.aspx

2010 – El grabado en el Bicentenario Homenagem a Julio Paz – Munogra – Museo Nomade del Grabado – Buenos Aires – Argentina –  http://segundofreytes.blogspot.com/2010/11/blog-post_12.html

2010 – Xilogravura modificando nosso Olhar sobre a cidade” – Uberlândia – MG – Brasil – http://roprexilo.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&max-results=17

2010 – Luzes e Sombra – Espaço Cultural Parque Dr. Fernando Costa – São Paulo– Brasil

2009 – Paisagens Gráficas – Museu Florestal Octávio Vecchi –São Paulo – Brasil –  http://paisagensgraficas.blogspot.com/

2009 – A Linha Revelada- Galeria Polytheama – Jundiaí – Brasil – http://coletivoaguabranca.blogspot.com

2009 – Exposição no Parque – Espaço Cultural no Jardim Botânico – SP –  Brasil

2009 – Gravura pela Paz – Galería Leolpodo Carpinteyro de Relaciones Culturales – Monterrey NL México – http://printsforpeacemexico.blogspot.com/

2008 a 2009 – Printmaking Today  – Castiglione Museum e  Dedalo Art Center – Itália – http://www.centrodedalo.it/archivio/printmakingtoday3.htm

2007/2008 – Os Voadores – Sesc Pompéia – São Paulo – Brasil

2007 – Saldão – Espaço Coringa – São Paulo-  Brasil

2007 – Exposição no Parque – Espaço Cultural Parque Dr. Fernando Costa – São Paulo – Brasil

2007- 3° Bienal Nacional de Gravura Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret” – Atibaia – Brasil-  SP

2007– Virada Cultural de Santos – Lambe-lambe com xilogravuras – Interferências no bairro Valongo- Santos – SP – Brasil

 

 

PALESTRAS

Diálogos –  Oficina Cultural Oswald de Andrade –  Maio de 2017

Lugares da Memoria –Biblioteca Municipal de Santo André – Novembro de 2016

Lugares da Memoria – Sesc Pompéia – São Paulo – Novembro de 2016

Lugares da Memoria – Museu de Santo André Octaviano Armando Gaiarsa – Santo André -Agosto de 2016

Lugares da Memoria – Unidade Municipal de Ensino (UME) Usina Henry Borden – Cubatão – Junho de 2016

Mapas de Influências – Festival de Gravura Contemporânea Presión – La Plata – Argentina – Outubro de 2014.

Escola de Xilografia do Horto – exposição Hortus Delineatus – ou os vários tempos de um lugar só – Agosto de 2013 – Museu Octávio Vecchi – São Paulo

Caixa Umburana e Circulação Gráfica – Galeria Fernanda Perracini Milani – Jundiaí – São Paulo- SP

“Mapas de Influências “– Relato de um trabalho coletivo Outubro de 2012 – Oficina Cultural Altino Bondesan – São José dos Campos – SP

Gravuras da Escola de Xilografia no Horto Florestal – Setembro de 2012 – Escola de Comunicação e Artes – disciplina de gravura do Prof. Dr. Marco Buti.

Diálogos – um olhar sobre a escola de xilografia do horto florestal – Maio de 2012 – programação do SP Estampa 2012 – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Diálogos – um olhar sobre a escola de xilografia do horto florestal – Maio de 2012 –programação do SP Estampa 2012 – Ateliê Piratininga- São Paulo – SP

Diálogos – um olhar sobre a escola de xilografia do horto florestal – Junho de 2012 – Galeria Polyterama – alunos de gravura da cidade de Jundiaí – São Paulo

Mesa Redonda – Produção, Ensino e Veiculação de Gravura no Brasil – Galeria Revisão da Gravura de Helena Lopes – julho de 2012 – Brasília – DF.

CURADORIA

Lugares da Memoria –  Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Casa do Olhar em Santo André – 2016

Entre dos Territórios – Grabados y Gravuras – Centro Cultural Estacion Provincial – La Plata – Argentina – outubro de 2014.

Diálogos – um olhar sobre a Escola de Xilografia do Horto – http://dialogos-xilogravuras.blogspot.com/

– Instituto Martius-Staden maio a julho de 2014 – SP

– Amart  Cultural– Associação dos artistas plásticos de Tatuí e região –Outubro de 2012 – SP

– Galeria Polyterama – Junho de 2012 – Jundiaí – São Paulo

– Museu Florestal Octávio Vecchi – 2011 – SP

– Elementos – Espaço Cultural no Parque da Água Branca – São Paulo –SP – 2013

– Caixa Umburana e Circulação Gráfica – Galeria Fernanda Perracini Milani – Jundiaí – São Paulo- SP – 2013

– Mapas de Influências

– Dezembro de 2012 a Março de 2013 – Galeria Graphias – São Paulo – SP

– Outubro de 2012 – Oficina Cultural Altino Bondesan – São José dos Campos – SP

– Maio de 2012 – Oficina Cultural Oswald de Andrade – SP

– Encontro Xilográfico no Horto Florestal – SP Estampa – Museu Octávio Vecchi – São Paulo – 2013

– Diálogos – exposição de estampas – Setembro de 2012 – Galeria Gravura Brasileira – São Paulo – SP

– Mapas de influências – Arte Postal – Agosto de 2012 – Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo

– Conversa Gráfica – Maio de 2012 – Museu Florestal Octávio Vecchi – São Paulo

-Circulação Gráfica – Galeria Gravura Brasileira – SP – setembro/ outubro de 2011 – http://circulagrafica.wordpress.com/

-berlimxsãopauloxoaxacaxcariri – Galeria Gravura Brasileira –  SP –  agosto/ setembro de 2011 – http://berlinxsaopauloxoaxacaxcariri.wordpress.com/

-Paisagens Gráficas – Museu Florestal Octávio Vecchi –Gravuras em metal e Xilo – Brasil – SP– 2009 http://paisagensgraficas.blogspot.com/

-1° Encontro de Arte da Cantareira –  Tuka Artes – Gravuras em metal e Xilogravuras – Brasil – SP – 2008

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

Itaú Cultural – Exposição “Tudo é Brasil” – Arte Educadora – 2004

iad – Instituto de Arte e Design – Professora de Artes Plásticas – 2005 a 2006

23ª Bienal de São Paulo – Arte Educadora – 1996

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Arte Educadora – 1990 / 1995

21ª Bienal de São Paulo – Arte Educadora – 1991.

Oficinas de Arte:

– Oficina Cultural Oswald de Andrade – Técnicas de gravura. – 2011

– Projeto Arquimedes – Local Multirão do Pobre – Xilogravura para adolescentes – 2007

-Projeto Arquimedes – Local Naia – Oficina de desenho montando um teatro de sombras – crianças – 2007

– Projeto Arquimedes – Local Clube de Mães – monotipia para adolescentes – 2007

– Sesc Pompéia e Sesc Santana – Oficinas de Monotipia para criança. – 2006

– Centro de Convivência e Cultura Cora Coralina – Gravura para adolescentes – 2005

– Centro de Convivência e Cultura Cora Coralina – Oficina de Mosaico – 2004

Estágios:

Estagiária – Restauração do Teatro Municipal na aplicação de folhas de ouro das peças em metal, balcão das galerias e portas – 1988

Estagiária – Departamento Histórico do Museu de Arte Sacra de São Paulo – 1989

Anúncios

2 respostas para “Maura de Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: